Events + Personal | Coisas que aprendi no Bloggers Camp

posts que custam a sair porque não nos queremos esquecer de nada. Este é um desses. Um daqueles textos que quero reler antes de publicar e pensar "sim, é isto". Por isso mesmo, demorei a escrevê-lo, não por não saber o que dizer, mas porque quero que nada falhe. E ainda assim vai sempre faltar alguma coisa! Bom, a sorridente Andreia Moita deu o mote, e nós alinhamos:

O que aprendi no Bloggers Camp?
Warning: huge post ahead. TL;DR: Foi do caraças!





Já vos falei antes do Bloggers Camp (aqui sobre o de 2015 e aqui sobre o de 2016). Se já me acompanham há algum tempo, já sabem que gosto desta ideia de ter dois dias de partilha de ideias, de sorrisos, de inspiração e de interesses. Gosto disto de conhecer pessoas e almas novas, e que, embora diga que não sou uma people's person, saio sempre destes eventos com um sorriso no rosto e a ansiar pelo próximo. Catarinas - Daydreams e Joan of July - e Ana - Infinito mais um - obrigada!

Este ano o sorriso não foi diferente. Sábado começou cedo, mas com vontade de o enfrentar com um sorriso: afinal de contas, ia rever amigas e conhecer novas caras - algumas já vistas pela blogosfera fora, outras completamente novas, e todas elas cheias de boas surpresas! Para juntar a isto, a perspectiva de aprender mais, de vos poder trazer mais e melhor. Assim sendo, aproveito a onda e partilho com vocês [algumas d]as coisas que aprendi. Vamos a isso?

É bom correr riscos.

Elas arriscaram, o Bloggers Camp aconteceu, e foi bom. Eu arrisquei em 2015, criei o blog e fui ao BC com a Catarina, e foi bom. Este ano decidi que, embora não tivesse a companheira de equipa comigo, ia na mesma, e foi bom. Partilhei sorrisos, não tive medo da minha quirkiness (e isto inclui todas as coisas que às vezes me fazem passar por palerma), e foi bom. Quando sabes que estás rodeada de boas pessoas, com boas intenções e com objectivos em comum, só pode ser bom!

Nunca conheces ninguém a 100%.

E isso é bom. Há sempre mais uma surpresa ao virar da esquina, há sempre alguém que é mais do que aquilo que pensas, há sempre uma história potente ou um pensamento inspirador por trás de cada traço de personalidade. E quando só conheces alguém online e subitamente passas a considerar essa mesma pessoa como uma amiga, essa surpresa é bem maior e é das melhores sensações do mundo. E a propósito disso...



A probabilidade de "fazer clique" com alguém é muito alta quando partilhas paixões.

Já conhecia muita gente. Outras pessoas só online. Outras não fazia ideia quem eram. E no meio destes três grupos, encontrei, como diz a minha Raquel, "as minhas pessoas". Desde as conversas animadas que aparecem do nada, entre surpresas com tons de voz, sotaques e manias, às partilhas de gostos, sonhos, pensamentos e vistas de cortar a respiração sobre a noite Lisboeta (Lucie, obrigada, de coração!), passando por risos, gargalhadas, e partilhas de sentimentos (Andreia, Margarida, Sofia, TiffanyXana, Natália, Joana, Margarida, obrigada pelas conversas animadas e tão ricas) e pelas pessoas que nos surpreendem e inspiram (Vânia, Raquel, Evódia, Ana, Madalena, Filipa, Mariana e Mafalda, obrigada por serem únicas, cada uma de vocês inspirando-me em algo tão diferente!). E sei que no meio disto estou a deixar passar pessoas que me marcaram de alguma forma - infelizmente dois dias não chegam para conhecer o brilho de 40 pessoas!

Portugal tem muito de bom para mostrar.

Falo de blogs, de marcas, de projectos, de pessoas. Conhecemos conceitos que puxam pelo que temos de melhor, partilhamos conhecimentos, partilhamos ideias - enriquecemos ideias! -, e ficamos a conhecer negócios e marcas que têm tanto de boa ideia como de inspirador. Mas disto falo-vos melhor depois!





Partilhar é bom. E um bocadinho assustador. Mas bom.

A história que partilhei no pitch, embora apenas a tenha tocado ao de leve e não seja nada de extraordinário, sei que é partilhada por muita, muita gente. E eu, que me gabo de subir a palco sem medo, tremia como varas verdes. É assustador mostrar as nossas fraquezas sem um monitor pelo meio. É assustador expormo-nos. Mas o apoio que recebi - que recebemos todas, que nos abrimos perante um grupo de quase-desconhecid@s - foi tocante, e tão fortalecedor que o coração só pode sair de lá bem quentinho (o que só demonstra o espírito de confiança que se criou). By the way, partilhar os docinhos da L Cake também foi top! :p

Há uma diferença entre trabalhar o Ego e ser egocêntrico.

Ter confiança e acreditar em nós mesm@s é bom. E se já sabia isto antes, saí destes dois dias com a certeza de que isto é verdade - e em breve haverá novidades por cá em volta disso! A conversa em torno do amor próprio, da marca pessoal, da confiança foi uma constante ao longo de todo o fim-de-semana. Bem sei que somos bloggers, não psicólog@s, mas acabamos por, como diz a Cat, ser a claque de tod@s @s outr@s. E se isto não é o verdadeiro empowerment (por muito que eu fuja do uso excessivo desta palavra), então não sei o que isso é. E é mesmo inspirador e reconfortante.

Vídeo, branding & mindfulness.

Podia não misturar tudo isto no mesmo ponto, mas parece-me que tudo são ferramentas ricas. Se achava que o conceito de mindfulness era giro mas um bocadinho "aéreo" demais, saí deste fim de semana com uma ideia totalmente diferente graças à Revista Calm. É necessário saber o porquê e o que queremos a cada momento, e vivê-lo. E isso influencia o nosso branding - é óbvio que o que vemos online é sempre filtrado, por isso temos que saber quem somos e procurar mostrar-nos de forma verdadeira, mostrar a nossa marca pessoal - e foi isso que trabalhamos com as organizadoras e com a Susana da Bless. E no meio disto tudo, coloco o vídeo porque me pareceu uma forma genuinamente honesta, criativa, bonita e vida para comunicar. A Ana Marta mostrou-nos as ferramentas com uma energia espectacular e também o resultado delas. Afinal, é uma exposição completamente diferente da que temos por palavras e...fiquei a pensar nisso. O que acham?

Ainda tenho muito para melhorar.

Não é que isto seja uma novidade - eu já o sabia - mas agora fiquei a saber por onde posso ir. E esta é outra parte boa do BC: para além do crescimento pessoal (que este ano esteve em alta), aprendemos mais sobre por onde levar os nossos cantos para vos trazer mais e melhor. E prometo tentar fazer o melhor possível para fazer deste meu cantinho um lugar onde queiram voltar!






Podia escrever muito mais, mas tenho a sensação de que este post já tem tanta informação que... bem, deixo isso para outras núpcias! E, para não ter que me repetir, deixo-vos alguns posts de outras participantes no Bloggers Camp, que eu poderia assinar por baixo:


Venham mais fins-de-semana tão cheios de inspiração como este! 


22 comentários :

  1. Jiji! Adorei este post, está maravilhoso =) Venham mais convívios (um no Porto!) e fins de semana como este ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Venham mais - temos mesmo que aproveitar o facto de estarmos pertinho :) Um beijo!

      Eliminar
  2. Minha querida Jiji,

    Foste a minha pessoa deste Bloggers Camp. Gostei tanto de confirmar o que já sabia por este cantinho: que és uma moça cheia de garra e loucura latente. E descobrir que não és só isso, és conversa numa noite de verão, sotaque bonito nos diálogos partilhados, és curiosa pela vida e grande nos sonhos.
    Tens que vir mais vezes a Lisboa. Cá te esperamos! Ainda tens tanto por descobrir! E para o ano quero ver se vou ao S. João. Combinamos um encontro de bloggers lá?
    Um grande beijinho Joana, Até breve* Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Lucie :) um abraço apertado! Posso dizer o mesmo de ti, só não sei como o dizer com palavras tão bonitas como as tuas - muito obrigada por isso, e por me fazeres respirar fundo e ter visto como Lisboa tem uma luz e pessoas especiais. Muito especiais :)

      Yes, please! Cá te espero - prepara-te para a grande confusão de sotaque nortenho e amigos que nem conhecemos que é o nosso S. João! :) Um beijo <3

      Eliminar
  3. Adoro estes encontros!!! É tão bom, conhecer pessoas novas e aprendemos tanto :) É pena que nunca consigo ir.. :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que reservar na tua agenda com antecedência para o ano - olha que vale muito a pena! <3 :)

      Eliminar
  4. Porque é que só agora descobri o teu blog não sei, mas estou a adorar descobrir!
    http://pt.witkonijn.net/

    ResponderEliminar
  5. Tão bom ler-te. "Não conhecemos ninguém a 100%" é isso ser posto aqui como uma coisa boa é muito reconfortante porque este fim de semana estivemos totalmente abertos a pensar o bem, não foi?! E olha o que encontramos, pessoas belíssimas. Aprendi tantas coisas com vocês, pah!! Adorei. Beijinhos Jiji :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia <3 és um raio de sol que iluminou imenso estes dois dias! :)

      Eliminar
  6. Fico sempre com pena de não ter ido, sempre que leio estes registos... by the way, leitura extensa mas agradável e cativante. Parecia que estava a ouvir-te falar aqui ao lado. Fico à espera de mais!***

    Dash Of Wonder

    ResponderEliminar
  7. Estou fascinada com a fotografia do horizonte de Lisboa, com a ponte iluminada... Que amor!
    Ainda há pouco, comentei o quanto eu tenho curiosidade com este evento. Gostava imenso de participar, mas as datas ainda não sopraram a meu favor e, quando o evento decorre, fico sempre a olhar com pena de não ter ido, que nem um cachorrinho à chuva :b As tuas aprendizagens são tão pertinentes para este meio blogosférico, obrigada por as partilhares!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisboa dá-nos mimos destes! :)
      Como gostava de te apanhar por lá, Inês! Quem sabe se no próximo ano...tenho a certeza que ias adorar ter estado lá, a quantidade de boas energias era mesmo a tua onda :)

      Eliminar
  8. sabes uma coisa? quando vi que ias ao BC, larguei um sorriso. És daquelas miúdas que sempre me fascinou, a tua presença fotográfica aqui no blogue é incrível, tens uma imagem forte, um sorriso gigantesco e um olhar que fala e apesar de eu pouco comentar (prometo que vou mudar isso) o teu blogue é desde há uns bons meses presença obrigatória para mim, portanto assim que soube que ias fiquei feliz. E conhecer-te superou todas as expectativas. És linda de morrer, amo o teu sotaque a acima de tudo é impossível não querer vibrar com as coisas quando estás por perto :) foste sem dúvida nenhuma uma grande e maravilhosa surpresa :)

    beijo grande

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aww Vânia :) tive a mesma reacção que tu quando descobri que ias! E não imaginas como fico feliz por saber que conto contigo por cá. É tão bom saber que alguém que adoro acompanhar faz o mesmo comigo! Muito, muito obrigada por este teu abraço direitinho ao coração <3 quero ver-te mais vezes! Um grande beijo!

      Eliminar
  9. Gostava tanto de ir a um evento do género. Deve ser incrível estar com tanta gente que nutre o mesmo amor que nós por este mundo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  10. Eu fui apanhada de surpresa com a tua presença e sabes que há muito que tenho um carinho especial por ti e pelo teu blog. E foi tão mas tão bom. Foram dois dias intensos, dignos de muitos posts destes e o meu ainda nem saiu mesmo por não me querer esquecer de nada. E que venham muitos mais fins de semana convosco e que venhas mais vezes a Lisboa, minha Jiji <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Raquel! <3 Fiquei muito contente quando te vi, confesso - finalmente conhecia a alma livre e leve que há tanto tempo seguia :) e fiquei ainda mais certa de que tens um coração do tamanho do mundo! Um grande, grande beijo e espero poder ver-te em breve!

      Eliminar
  11. Olá Joana! Que artigo tão bom e que resumo tão inspirador deste fim-de-semana que nos inspirou a todos. Se é verdade que terás muito para melhorar e aprender é também verdade que tens feito um maravilhoso caminho até aqui! Por isso brindo daqui, de longe, a tudo o que universo te tem guardado e desejo muito sucesso. Um abraço com o coração, Susana Cristina, bless.pt

    ResponderEliminar
  12. Tocaste mesmo nos pontos essenciais que resumem aqueles dois dias!
    És uma miúda linda. Adorei conhecer-te :)

    Beijinhos*
    It's Ok

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)