Photo | 6 on 6 | Feminino

Mais um mês, mais um desafio! Em Fevereiro o tema escolhido foi Feminino. E se ao início pensei que seria fácil, no fim acabei por reconhecer que fotografar "Feminino" sem cair nos estereótipos seria mesmo complicado! Tentei por isso centrar-me em aspectos do carácter feminino, do género a que chamamos feminino. Das convenções que criamos - concordando ou discordando com elas, tentei deixar isso em aberto nas fotos.

Devo confessar que fiz uma pequena batota: arrastei as fotos e acabei por não conseguir criar 6 conceitos que me permitissem fotografar, tendo em conta a lufa-lufa dos últimos dias e a falta de luz decente. Por isso, as duas últimas fotos foram sacadas do baú - talvez reconheçam o ambiente da penúltima foto!

Nota: once again, a visualização deste blog está optimizada para o Chrome e Opera, por isso em outros browsers as fotos podem aparecer cortadas, e eu ainda não consegui descobrir porquê. Se clicarem nas imagens vêm bem :)

Embrace
É importante aceitarmo-nos. Vermos o que somos na realidade. Ser confiantes. E agir de acordo com isso. Mesmo sendo delicadas ou a pessoa mais bruta e reckless do mundo. Não escondo que associo à figura feminina uma sensualidade que não se mede por centímetros - mede-se por atitudes. E o animal humano vive muito disso.
Pressão
Labels. Pré-conceitos. Ideais de beleza, de comportamento, de atitudes, regras de linguagem, de etiqueta, de profissão. Demasiado.

Mãe
Não sendo condição necessária, ser Mãe para mim é condição importante. E é a primeira pessoa em que penso quando quero um exemplo de Mulher, com M maiúsculo.
Both
Uma mulher não é só vaidosa ou só maria-rapaz. Uma mulher não é só frágil nem é só forte. Uma mulher não é só marcante nem é só discreta. We are all that and much more. Aquilo são botas de biqueira de aço, btw!
Leve
Há uma certa leveza, uma certa candura e muitas vezes um lado sonhador que é intrínseco ao ser humano - mas que é bem mais socialmente aceite quando do lado feminino.
Delicado
Identifico muito a Natureza como uma Mãe delicada, um ente que sabe o que faz, sem se impor até ser necessário. E é óbvio que flores seriam o elemento mais doce para juntar a esta equação.

Venham daí essas opiniões! Gostaram, acham que estão assim-assim, ou estão mesmo meh?

Podem espreitar os restantes posts do nosso 6 on 6 aqui:


27 comentários :

  1. Como sempre, gostei muito Joaninha :) e gostei especialmente que tenhas contado uma pequena "história" em cada foto. Quando se pensa em feminino, as pessoas já têm uma série de estereótipos na cabeça. Mas nós somos bem mais que isso! E também gostei do facto de teres falado das mães. Eu andei à procura de uma mulher grávida para fotografar mas não encontrei (devia ter encenado como a Marta ahahah).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia escapar mesmo, não sou das que acha que uma Mulher só está completa quando é Mãe, mas, caramba, não fossem as Mães e o seu coração gigante e não havia Humanidade. Big thing! :)

      Eliminar
  2. Adorei, Joana! Sem tirar mérito às restantes fotos, adorei a dos saltos/sapatilhas, sendo que achei pertinente que tivesses focado a pressão e achei linda a referência à Mãe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carolina! Fico mesmo feliz por saber que gostaste e que se consegue apanhar a ideia das fotos :)

      Eliminar
  3. ADOREI! A sério, Joana. E mesmo que não sejam todas de agora, foram super bem escolhidas. Gostei tanto, nem consigo dizer qual é a minha favorita porque em conjunto são uma narrativa, contam algo, dizem-nos o que é ser mulher. Que belo trabalho fotográfico, tão original.

    ResponderEliminar
  4. Jiji assim matas-nos do coração :D As duas primeiras fotos e o "Leve" são as minhas predilectas mas em termos de significado dos seis nem sei bem o que escolher. Na verdade nem há escolha possivel pois todas as afirmações que fizeste são válidas.
    As labels realmente é o que mais me chateia. Deixem sermos o que somos e não o que os outros querem que sejamos. Chega! Basta! Que cada pessoa cuide de si e da sua vida e deixe as restantes vidas em paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha que ter uma referência a isso. Parece que o mundo feminino está tão rodeado de "tens de..." que cada vez mais temos que combater esse ideal, aproveitando a voz que já nos é dada pela sociedade. Baby steps!

      Eliminar
  5. Adorei as fotos. Estão mesmo giras :). Adorei principalmente a primeira e a segunda imagem, com os conceitos de " Embrace" e " Pressão". Realmente, é muito importante aceitarmo-nos a nós própias, mas às vezes essa pressão sobrepõe-se ao mais importante.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, eu própria tive que fazer um exercício de reflexão para chegar a isto - muitas vezes cedemos até sem nos darmos conta!

      Eliminar
  6. Lindíssimo!
    Adorei o pormenor de cada fotografia! :)

    Blog La Petite Dani | Instagram | Snapchat: danielavroch

    ResponderEliminar
  7. Adorei esta rubrica super original e adorei o teu blog no geral, tens mais uma seguidora! :)

    Sou nova na blogosfera, dá uma espreitadela no meu cantinho e segue se gostares! *

    Beijinhos,
    http://thelostlouboutin.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Que fotografias geniais! Adorei o tema e a forma como o retrataste :D

    ResponderEliminar
  9. Fotos fantásticas :)

    http://pureegold.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. adorei a primeira e a penultima fotos, tal como as descrições!

    ResponderEliminar
  11. Quando estava a ver as tuas fotos pensei: gosto muito da primeira, e da segunda e da terceira... e olha, vi as seis e percebi que não havia uma que gostasse menos. Todas elas são tão giras e com abordagens tão interessantes e desconstruídas ao tema que só me resta dizer que fizeste um excelente trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, Vânia! Vamos fazendo o caminho todas juntas :D

      Eliminar
  12. Adorei as fotos e os significados.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. OMG, isto é tão bom! Adorei particularmente a dos saltos altos/biqueira de aço, em tempos tirei um foto parecida. Uma mulher deve ser o que ela quiser, é tão simples. A cada post gosto mais deste blog! :))

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
  14. Brutal, Joana!! Adorei a forma como retrataste o tema e como até fomos pelo mesmo caminho das "labels" ligadas àquilo que a sociedade vê como "feminino". Que espectacular reflexão que este tema nos proporcionou!

    Estou a gostar cada vez mais do nosso 6 on 6.

    Adoro a primeira foto e a segunda (a das labels) é tão, mas tão poderosa. Fantástico trabalho, Joaninha. <3

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cat! Sim, este mês foi em grande em termos de reflexões - grande bónus deste desafio! :)

      Eliminar
  15. A primeira fotografia está tão bonita :) A minha favorita desta selecção.

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)