Foodie | A Rota de Tapas está de volta!

Pois é, chegou a altura do ano em que vos falo do meu evento gastronómico favorito: a Rota de Tapas! A Estrella Damm continua a apostar forte nesta ideia, e eu agradeço!

Foi com um enorme prazer que pude estar presente na apresentação da edição que estará a decorrer até 4 Junho no Porto, Lisboa e Braga, e pela primeira vez, até 28 de Maio em Faro! Para esta última cidade é uma estreia, mas conta já com 9 edições em Lisboa, 7 no Porto e 3 em Braga. Uma tradição, portanto! Outra estreia são os Tuk-Tuks ecológicos, que percorrerão as ruas do Porto (e Lisboa!) entre as 19h e as 23h, de Quinta-feira a Domingo, ligando os diferentes bairros participantes, num total de 37 restaurantes: Poveiros, Baixa, Ribeira e Cedofeita. Para andarem basta terem um carimbo no vosso panfleto - ou seja, irem comer uma tapa! - por isso é uma experiência a não perder!



Passemos ao que realmente importa: a comida e os restaurantes participantes! Já fiz duas rondas, uma na apresentação e outra com o Zé (e provavelmente ainda volto!), por isso deixo-vos já o meu feedback relativamente a oito locais distintos. Vamos a isso?




Começamos com um desafio ao paladar, apto apenas para os corajosos: a Espetadinha à Poveiros, uma espetadinha de fígados de frango marinados em vinho do Porto, envolvidos em bacon, com azeitonas panadas. Embora o paladar estivesse bom - que estava, e tanto estava que consegui comer tudo - a textura do fígado... bem, quem não gostar de fígado de frango percebe-me. Em todo o caso, para quem gostar, recomendo!



Para mim, a vencedora da primeira noite, sem dúvidas! A Entretanto Camarão, uma cestinha de mousse de camarão, em cama de juliana de alface. Acrescento, com bocadinhos de maçã verde que nunca pensei que ficasse tão deliciosa junto com o camarão! É tipo uma empada com uma mousse suave, em que a alface traz textura e também frescura. Aprovadíssima!




Mixed feelings. Nesta pequena tapa, a Gua Bao, encontramos um Bao de carne de porco confitada, com pickle caseiro, coentros e amendoin red sugar. A carne é boa, se gostarem de carne de porco com um sabor forte e bastante couro. Já dos coentros, estou como a Joana, passava bem sem eles! Mas gostei do toque forte do amendoin. Um sabor diferente, uma experiência diferente - sem dúvida, sabores diferentes do que estamos habituados na cozinha portuguesa!



Para terminar a noite, um Corneto de Camarão, constituído por um preparado de camarão envolto em massa filo. O sabor é muito bom, mas confesso que a textura inicial pode ser difícil de ultrapassar se não forem muitos dad@s a mousses, mesmo com o seu sabor rico e fresco. Em todo o caso, à medida que o corneto estreita, sentimos mais os pedaços de camarão, o que traz pequenas explosões de sabor!




De comer e chorar por mais! O Adega Sports Bar traz-nos as Wild Wings, asinhas de frango marinadas e fritas com molho picante. Not for the faint of heart, são MESMO picantes - mas não é um picante que anula o sabor, se tiverem estofo para elas. Acabei com os lábios a arder, mas a lamber os dedos e a querer mais! (Será que isto faz parte do menu deste pub muito cool? Quero!)




Do outro lado do Porto, encontramos o Jeremias, um espaço que junta conceitos: mercearia e restaurante! Provamos aqui o Cogumelo Jeremias, um cogumelo portobelo recheado com moura, gratinado com queijo, amêndoa e tomilho. Delicioso! Ou não fosse eu uma louca do cogumelo. Gostei imenso da combinação de sabores e texturas do cogumelo e da amêndoa laminada.


Mais um lugar que conhecia de edições anteriores e ao qual quero voltar para uma refeição - e ainda não o fiz, falha grave! Chegamos a este de pé atrás, mais pela experiência do que à espera de um bom petisco: Sushi Português. Ah pois. Nigiri de carapau marinada, gunkan de cavala e maki de tempura de sardinha. Pois bem. Tenho-vos a dizer que esta mistura é DELICIOSA. Juro que não estava à espera, e admito que seja complicado fazer sushi com peixe tão pequeno, mas é uma combinação inesperada e que funciona! Aposto que deste sushi até os meus pais gostavam!




Para terminar, visitamos o Dona Arepa e provamos as Mini Arepas: carne estufada, frango estufado, creme de abacate e frango e queijo venezuelano. Já há uns tempos que queria provar arepas e esta foi a ocasião perfeita, e deixou-me a querer regressar pelo paladar simples e rico.

Podem espreitar todos os restaurantes participantes neste link, e ver os mapas das quatro cidades. Aproveitem e acrescentem a colecção no vosso Zomato! Ainda há muita Rota pela frente e, bem, eu ainda tenho vontade de experimentar mais algumas! Abri-vos o apetite? :)


12 comentários :

  1. Nunca estive em nenhuma rota das tapas, mas tenho a certeza que iria adorar!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz nenhuma - shame on me - mas quero tanto experimentar!!
    Fotos muito bem conseguidas!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Nunca participei em nenhuma rota das tapas. Mas deve ser super giro e delicioso :)
    Beijinho, Kati

    www.katiantunes.com

    ResponderEliminar
  4. Confesso que sou demasiado esquisita a comer para este tipo de eventos :p Passo sempre vergonhas! ahaha

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz nenhuma rota das tapas, mas estas que mostraste aqui são muito interessantes!

    ResponderEliminar
  6. Eu sou um bocado esquisita na comida, não sei se teria coragem de ir a este tipo de eventos XD
    Mas com certeza algumas dessas comidinhas deixaram-me com água na boca!

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
  7. Oh nunca participei em nenhuma rota, mas adorava, ia adorava de certeza. :3

    As tuas fotografias estão lindissimas!
    E quantos ao tuk tuk... Deviam era de vir para Santarém haha


    Xoxo, Pirilampos
    Pirilampos em Marte
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  8. Nunca estive numa rota de tapas mas acho que ia adorar! :D

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  9. Já fui a duas rotas de tapas em Lisboa e gosto imenso da experiência. Adoro experimentar comidas diferentes, é das melhores coisas deste mundo :P Só acho o preço um pouco caro (eu explico: não bebo a cerveja, por isso fico a perder, e como quero experimentar todas as tapas, rapidamente chego a um valor absurdo ahah) Fiquei a babar-me com o portobelo, também eu sou uma maluca do cogumelo! Formamos um clube? :D

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  10. Ahahah sabes que só estou bem quando estou entretido com alguma coisa xD
    Sim, eu acho que até já há venda na Primark... mas como vivo longe, tive mesmo de me desenrascar por mim :P

    Ai senhores. Que bom aspeto!!! Tu és uma sortuda por viver no Porto! Também quero ahaha

    NEW TIPS POST | CELLULITE: all we need to KNOW to SAY GOODBYE
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  11. ahhh quem me dera conseguir voltar ao porto agora! fui a uma ediçao mas adorava ir outra vez, embora desta lista eu ia passar muita fominha *pickyeater* masss aquele cogumelo e as mini arepas... aii quero!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)